Um movimento de Igreja Católica, formado por fieis leigos, homens e mulheres, que amam o trabalho vocacional e a ele se dedicam. Seus membros se reúnem para REZAR e TRABALHAR, pelas vocações, pelos vocacionados e consagrados: sacerdotes, religiosos, missionário. São, portanto, pessoas que AMAM as vocações e os vocacionados de especial consagração. AMAM a Igreja e Àqueles que a Ela dedicam sua vida. Dão um pouco do muito que recebem de Deus. Trabalhar pelas vocações é a mais bela das pastorais. Lembre-se sempre: "Sem padre, não há Igreja; sem Igreja não há Eucaristia; se eucaristia não há Santidade".
Na década de trinta, nos Estados unidos, um grupo de leigos católicos se reuniram para ajudar a Igreja e os Sacerdotes. A ideia foi bem aceita e, hoje, o Movimento Serra existe em todos os continentes. O Movimento Serra é o único movimento da Igreja Católica, oficialmente reconhecido pela Sé, formado exclusivamente por fiéis leigos que se dedicam à Pastoral Vocacional.
Os fundadores do Movimento Serra sentiram a necessidade de escolher um patrono. A escolha recaiu sobre o frade franciscano espanhol Frei Junípero Serra. Ele é o símbolo do movimento Serra. Junípero Serra, beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 25 de setembro de 1988, canonizado pelo Papa Francisco no dia 23 de setembro de 2015 na Basílica do Santuário Nacional da imaculada Conceição em Washington – Estados Unidos da América. Foi por mais de trinta anos, missionário no México a então Nova Espanha, hoje a Califórnia. É um dos "Heróis Nacionais Americanos" onde sua estátua se coloca no hall da Capitólio, representando o estado da Califórnia.
O movimento Serra no chegou ao Brasil na segunda década dos anos sessenta. Foi trazida pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime Cardeal Câmara que, encontrou na pessoa de seu fundador o IS. Luiz Alexandre Compagnoni, seu primeiro líder e grande incentivador. Ele pessoalmente, fundou o Serra nas principais capitais e em inúmeras cidades brasileiras.
Possui um Conselho Nacional, com escritório em Curitiba – PR. É sempre acompanhado por um Assistente Episcopal e, nas comunidades, pelo Assistente Eclesiástico. Atualmente o Movimento Serra do Brasil se encontra em franca expansão, com mais duzentas Comunidades.
Os membros do Movimento Serra se dedicam ao trabalho vocacional, sob todos os aspectos, tanto no âmbito diocesano, quanto no paroquial ou local. Exercem suas atividades por meio de: