QUEM SOMOS

CONHECENDO O MOVIMENTO SERRA

O QUE É O MOVIMENTO SERRA?
Um movimento de Igreja Católica, formado por fieis leigos, homens e mulheres, que amam o trabalho vocacional e a ele se dedicam. Seus membros se reúnem para REZAR e TRABALHAR, pelas vocações, pelos vocacionados e consagrados: sacerdotes, religiosos, missionário. São, portanto, pessoas que AMAM as vocações e os vocacionados de especial consagração. AMAM a Igreja e Àqueles que a Ela dedicam sua vida. Dão um pouco do muito que recebem de Deus. Trabalhar pelas vocações é a mais bela das pastorais. Lembre-se sempre: “Sem padre, não há Igreja; sem Igreja não há Eucaristia; se eucaristia não há Santidade”.

COMO SURGIU O MOVIMENTO SERRA?
Na década de trinta, nos Estados unidos, um grupo de leigos católicos se reuniram para ajudar a Igreja e os Sacerdotes. A ideia foi bem aceita e, hoje, o Movimento Serra existe em todos os continentes. O Movimento Serra é o único movimento da Igreja Católica, oficialmente reconhecido pela Sé, formado exclusivamente por fiéis leigos que se dedicam à Pastoral Vocacional.

PORQUE A DENOMINAÇÃO SERRA?
Os fundadores do Movimento Serra sentiram a necessidade de escolher um patrono. A escolha recaiu sobre o frade franciscano espanhol Frei Junípero Serra. Ele é o símbolo do movimento Serra. Junípero Serra, beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 25 de setembro de 1988, canonizado pelo Papa Francisco no dia 23 de setembro de 2015 na Basílica do Santuário Nacional da imaculada Conceição em Washington – Estados Unidos da América. Foi por mais de trinta anos, missionário no México a então Nova Espanha, hoje a Califórnia. É um dos “Heróis Nacionais Americanos” onde sua estátua se coloca no hall da Capitólio, representando o estado da Califórnia.

QUAIS OS OBJETIVOS DO SERRA?
1º – Favorecer e promover as vocações ao sacerdócio ministerial na Igreja Católica, como uma vocação especial ao serviço e apoiar os sacerdotes em seu sagrado ministério.
2º – Valorizar e animar as vocações à vida consagrada, na Igreja Católica.
3º – Ajudar os membros a reconhecer e a responder com suja própria vida ao chamado de Deus à santidade, em Jesus Cristo, inspirados pelo Espirito Santo.

O MOVIMENTO SERRA NO BRASIL
O movimento Serra no chegou ao Brasil na segunda década dos anos sessenta. Foi trazida pelo então Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime Cardeal Câmara que, encontrou na pessoa de seu fundador o IS. Luiz Alexandre Compagnoni, seu primeiro líder e grande incentivador. Ele pessoalmente, fundou o Serra nas principais capitais e em inúmeras cidades brasileiras.
Possui um Conselho Nacional, com escritório em Curitiba – PR. É sempre acompanhado por um Assistente Episcopal e, nas comunidades, pelo Assistente Eclesiástico. Atualmente o Movimento Serra do Brasil se encontra em franca expansão, com mais duzentas Comunidades.

QUAIS AS ATIVIDADES DO SERRA?
Os membros do Movimento Serra se dedicam ao trabalho vocacional, sob todos os aspectos, tanto no âmbito diocesano, quanto no paroquial ou local. Exercem suas atividades por meio de:

Da ORAÇÃO: Missa, Hora Eucarística, Rosário, vigílias… vocacionais. Promoção (nacional) do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero e Mês Vocacional.
Do TRABALHO: Palestras, testemunhos, depoimentos… em seminários, casas de formação religiosa, instituições de ensino e outras locais. Contribuem e realizam campanhas financeiras e ou de alimentos, sempre em favor dos seminários e casa de formação religiosa, tendo como objetivo, colaborar na formação de vocacionados. Prestam homenagens aos consagrados, especialmente por ocasião do Dia do Padre, de sua ordenação e nascimento. Rezam por eles, tendo, como dever do serrano, adotar UM PADRE e inclui-lo diariamente em suas orações.
Do ESTUDO: Em reuniões que realizam mensalmente, os membros do Movimento Serra, além da oração e das atividades, incluem, com especial atenção, o estudo: Meditação bíblica, tema de formação serra, documentos das Igreja. Sabem eles que: “Quanto mais se conhece, mais se ama”.
Da COMUNICAÇÂO: O Movimento Serra edita a revista “O Serra”, boletins, páginas na internet, folders, banners, entre outros. São destinados à formação de seus membros e informação à comunidade em que está inserido.

COMO COLABORAR COM AS VOCAÇÕES
PELA ORAÇÃO: Rezando pelo vocacionados e consagrados e atendendo ao Mandamento do Senhor, “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a messe” (Lc 10,2). “Pedi, pois aso Senhor da messe, que envie para usa messe” (Mt 9,38).

PELO TESTEMUNHO: “O trabalho em prol das vocações é responsabilidade de todos os fiéis batizados” (São João Paulo II). Seja um voluntário demonstrando seu amor pela Igreja e por seus ministros.

PELO TRABALHO: Participe das campanhas em favor dos seminários e das casas de formação religiosa. Colabore, incentivando outros “batizados” a darem a sua parcela de colaboração pela causa das vocações e dos vocacionados.

OS SIMBOLOS DO MOVIMENTO

A CARTA DE AGREGAÇÃO: É um documento oficial através do qual a Comunidade Serra se torna agregada ao Serra internacional e ao Movimento Serra do Brasil. A carta representa o compromisso de trabalhar, rezar, sacrificar… pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionarias

O SINO: O chamado para o trabalho vocacional e também a autoridade do Presidente que irá utilizá-lo em todas as reuniões da Comunidade Serra. Inspirado em seu patrono “São Junípero Serra”, que os carregava em lombos de burros, e pendurando em galhos de árvores chamava insistentemente a todos a participar das celebrações, onde realizava sua catequese em meio a mata na época de sua peregrinação.

O EMBLEMA: Mostra o campanário da Missão São Gabriel Arcanjo na Califórnia, uma das nove missões construídas por São Junípero Serra. Uma marca de suas construções, uma vez que todas elas possuíam seu própria campanário para colocar os sinos. Estrutura seguida por Padre Fermin de Lasuen, franciscano como Ele da mesma congregação, que construiu também mais novem missões por sua influência. Mais outras três missões foram construídas sob sua influência, todas possuía um campanário. No Emblema o campanário é circundado por faixas em que está escrito “Serra international”, utilizado pelos Serras de todo o mundo.

A BANDEIRA: Símbolo da presença do Movimento Serra na comunidade local. Ele representa: verde – o Brasil e suas matas; Amarelo – a Igreja; Azul – Nossa Senhora e o emblema “Serra Internacional” – a instituição e seus objetivos. Em sínese: A Igreja, que está no Brasil, trabalha pelas vocações, sob a proteção de Maria “Rainha e Mãe dos Vocacionados”.

OS DISTINTIVOS: A serem colocados na lapela, mostram a presença do “Movimento Serra” no mundo em que vivem seus membros – presença viva e atuante. São formados pelo emblema do serra na sua integra.